segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


Percussão na Umbanda:
Existem idéias errôneas de que  toda Percussão Sacra  Brasileira  em especial na Umbanda vem única e exclusivamente da cultura negra e  isso não é verdade . A harmonia musical  e melódica de muitos  pontos  de Umbanda é estruturada  dentro da  mesma harmonização dos (cantos) indígenas .
A percussão da Umbanda vem muito mais dos povos do Congo e de Angola do que da Nigéria, o  ritmo nigeriano de  percussão é notado com  mais freqüência  no Candomblé  ditando  o ritmo no Culto de Nação Africana.
Na Umbanda ainda são encontrados mais ritmos como o Congo de Ouro  e  o  Barra Vento , que angolanos e  congoleses  é regado ainda  com muitos  ritmos   indígenas  como o  Toreia  que  é  o ritmo  mais  conhecido   dos  Umbandistas   é   uma  batida  dos Tupinambás . O  ritmo   mais    importante   dos    Cultos   Afro Brasileiros e  principalmente  o  da  Umbanda  é  pouco  ouvido pelos   médiuns  e assistência é o ritmo da batida dos corações daqueles que fazem com amor e respeito a Umbanda  ser um caminho de  Fé  dentro  da Lei  Divina do Universo .
Então peço  a  Oxalá  , que  abençoe a  todos  os leitores deste e  desta Fé tão  nobre e  pura , que estes apurem  nossos ouvidos e ouçam nossos corações.
Claudemir.
Templo de  Auxilio Espiritual :
Caboclo Pena Branca e Cabocla Estrela.
                      imagem da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário